A metodologia da Nova Cartografia Social da Amazônia no Brasil e na Alemanha

Movimentos Sociais na Bioeconomia Emergente
  • Wann 29.06.2017 von 18:00 bis 21:00 (Europe/Berlin / UTC200)
  • Wo Berlin
  • Name des Kontakts
  • Termin zum Kalender hinzufügen iCal

Lugar:

Laube no Prinzessinnengarten
Prinzenstr. 35 – 38 / Prinzessinnenstr. 15 (U8 Moritzplatz), 10969 Berlim

 

Cartografar os povos e as comunidades tradicionais da Amazônia é o principal objetivo do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA). O projeto é coordenado pelo professor doutor Alfredo Wagner Berno de Almeida e pela professora doutora Rosa Acevedo, com a participação de alunos do mestrado e do doutorado e em articulação com os movimentos sociais. O projeto envolve instituições de diferentes estados e de outros países e procura não só oferecer maior conhecimento sobre os processos de ocupação da Amazônia, mas também, sobretudo, ser um instrumento de fortalecimento dos movimentos sociais existentes nas regiões estudadas pelo projeto. Entre as várias atividades do PNCSA, está o intercâmbio entre pesquisadores locais, movimentos e instituições estrangeiras para visitas técnicas e trocas de experiências.
Mais informações: www.novacartografiasocial.com


A oficina “Movimentos Sociais na Bioeconomia Emergente” tem como objetivo apresentar a metodologia participativa da Nova Cartografia Social da Amazônia como ferramenta de luta no atual contexto político e econômico do Brasil. Além disso, queremos começar um diálogo entre os grupos de pesquisas e movimentos sociais sobre possibilidades de colaborações futuras no Brasil e na Alemanha.


O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Bioeconomia e Desigualdades da Universidade Friedrich Schiller de Jena (www.bioinequalities.uni-jena.de) e do FDCL (Centro de Pesquisa e Documentação Chile-América Latina: www.fdcl.org), com a participação do Prof. Alfredo Wagner Berno de Almeida e Prof. Dr. Rosa Acevedo Marin da Nova Cartografia Social da Amazônia.


A oficina será em português e “portunhol” sem tradução.

Pedimos registrar-se por e-mail até o dia 25 de junho: kristina.lorenzen@uni-jena.de

Programa
14h – 14h45 Introdução à Bioeconomia e apresentação dos projetos do grupo Bioeconomia e Desigualdades e do FDCL | Maria Backhouse, Kristina Lorenzen, Anne Tittor e Thomas Fatheuer
14h45 – 16h15 A Nova Cartografia Social da Amazônia e os novos desafios no contexto atual da crise econômica e política no Brasil | Alfredo Wagner Berno de Almeida e Rosa Acevedo Marin
16h15 – 16h30 Pausa
16h30 – 17h30 Diálogo sobre cooperações futuras entre os participantes da oficina