Artikel zu
Menschenrechte und Gesellschaft
870 Inhalte gefunden
![[pt] A nova e a antiga diversidade: Povos e comunidades tradicionais no Brasil [pt] A nova e a antiga diversidade: Povos e comunidades tradicionais no Brasil](https://www.kooperation-brasilien.org/pt-br/temas-1/direitos-humanos-sociedade/pt-a-nova-e-a-antiga-diversidade-povos-e-comunidades-tradicionais-no-brasil/@@images/428c54e7-dd97-4bdc-a2fe-39b35731813f.jpeg)
[pt] A nova e a antiga diversidade: Povos e comunidades tradicionais no Brasil
Todo ano na Alemanha organiza-se a “Mesa Redonda”, a maior conferência de movimentos sociais ligados ao Brasil dos países da língua alemã. Este ano, o tema do evento que acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro será “Os povos e comunidades tradicionais.”
von
praktikum@kooperation-brasilien.org
|
![[pt] A situação dos refugiados na Alemanha e no Brasil [pt] A situação dos refugiados na Alemanha e no Brasil](https://www.kooperation-brasilien.org/pt-br/temas-1/direitos-humanos-sociedade/pt-a-situacao-dos-refugiados-na-alemanha-e-no-brasil/@@images/2ccc407a-9b03-449c-8088-28aa145a96b1.jpeg)
[pt] A situação dos refugiados na Alemanha e no Brasil
Em abril tratamos sobre a questão dos refugiados no +1C@fé. Cinco meses depois, os processos migratórios para a Europa se intensificaram e a situação de permanência desta população que busca recomeçar a vida em outros países tornou-se ainda mais difícil.
von
praktikum@kooperation-brasilien.org
|
![[pt] As cidades para pessoas e não para carros [pt] As cidades para pessoas e não para carros](https://www.kooperation-brasilien.org/pt-br/temas-1/direitos-humanos-sociedade/pt-as-cidades-para-pessoas-e-nao-para-carros/@@images/3622039d-fa15-4245-9084-ab605431a342.jpeg)
[pt] As cidades para pessoas e não para carros
Neste programa o +1C@fé tratou do projeto Alternatiba Tour, uma caravana climática de duas rodas que parou em Freiburg, na Alemanha, na metade do mês de junho. E também falamos do sistema de transporte público e do deslocamento de bicicleta no Rio de Janeiro.
von
praktikum@kooperation-brasilien.org
|
![[pt] Crescimento para que(m)? [pt] Crescimento para que(m)?](https://www.kooperation-brasilien.org/pt-br/temas-1/direitos-humanos-sociedade/pt-crescimento-para-que-m/@@images/13dc7950-1a97-4b64-9cdb-394fd09703c5.jpeg)
[pt] Crescimento para que(m)?
Palestrantes do Brasil e da Alemanha discutirão entre os dias 21 e 23 de novembro alternativas e soluções para o pós-crescimento.
von
praktikum@kooperation-brasilien.org
|
![[pt] Encarcerar mais cedo nao e solução nenhuma [pt] Encarcerar mais cedo nao e solução nenhuma](https://www.kooperation-brasilien.org/pt-br/temas-1/direitos-humanos-sociedade/pt-encarcerar-mais-cedo-nao-e-solucao-nenhuma/@@images/b3564125-c07b-49c5-a93c-c0d8c8829da4.jpeg)
[pt] Encarcerar mais cedo nao e solução nenhuma
A redução da maioridade de 18 para 16 anos no Brasil tem gerado um debate polêmico que não é reproduzido nos meios de comunicação de uma forma equilibrada. O +1 Café desta semana propõe uma reflexão sobre as diferentes faces da violência no Brasil e coloca em xeque a eficiência das grades da cadeia no papel de ressocialização e na redução da criminalidade no país.
von
praktikum@kooperation-brasilien.org
|
![[pt] Espectro, Sociedade e Comunicação 3 [pt] Espectro, Sociedade e Comunicação 3](https://www.kooperation-brasilien.org/pt-br/temas-1/direitos-humanos-sociedade/pt-espectro-sociedade-e-comunicacao-3/@@images/8ce8c6a5-7bc0-436b-88e4-a380dfbf75a9.jpeg)
[pt] Espectro, Sociedade e Comunicação 3
O sonho da Internet como um espaço livre da comunicação participativa onde tod@s que têm uma mensagem são também ouvidos é o lema da campanha – esse sonho acabou. A rede de todas as redes perdeu a sua inocênci. A vigilância preventiva, bloqueios de conteúdo e comercialização fazem parte do cotidiano de quem navega atualmente pela web.
von
praktikum@kooperation-brasilien.org
|
![[pt] Migração [pt] Migração](https://www.kooperation-brasilien.org/pt-br/temas-1/direitos-humanos-sociedade/pt-migracao/@@images/6963ef45-0852-4680-a611-0cb633719a1c.jpeg)
[pt] Migração
Na Europa, a chegada de novos refugiados é noticia todos os dias. No Brasil, este tema ainda não está ganhando muito espaço na mídia, mas o fluxo de pessoas que migram para o nosso país na esperança de ter uma vida melhor também tem aumentado.
von
praktikum@kooperation-brasilien.org
|
![[pt] Urbano ou rural? Onde se encontram as lutas sociais hoje no Brasil? [pt] Urbano ou rural? Onde se encontram as lutas sociais hoje no Brasil?](https://www.kooperation-brasilien.org/pt-br/temas-1/direitos-humanos-sociedade/pt-urbano-ou-rural-onde-se-encontram-as-lutas-sociais-hoje-no-brasil/@@images/4f8a3e5d-50a9-4741-a30b-a91aafbf066b.jpeg)
[pt] Urbano ou rural? Onde se encontram as lutas sociais hoje no Brasil?
Esta pergunta surgiu varias vezes na Mesa Redonda do Brasil. Há décadas os grupos de apoio ao Brasil trabalham com ênfase nascomunidades tradicionais e quilombolas do país. Nos últimos anos, este focomudou um pouco para as lutas urbanas, principalmente aquelas relacionadas aosprocessos de remoção, que ganharam muita visibilidade durante a Copa do Mundo.
von
praktikum@kooperation-brasilien.org
|

Pressemitteilung des Bündnis International Advocacy Network (IAN): Coronakrise – Menschenrechte in Afrika, Asien und Lateinamerika besonders gefährdet
Ein Online-Fachgespräch mit der Politik führte das International Advocacy Network Aktionsbündnis (IAN), in dem 17 Ländernetzwerke zusammengeschlossen sind: Menschenrechte - Philippinen, Bangladesch-Forum, Dalit Solidarität in Deutschland, Deutsche Menschenrechtskoordination Mexiko, Fokus Sahel, Informationsstelle Peru e.V., kolko - Menschenrechte für Kolumbien e.V., Kooperation Brasilien KoBra e.V., Nepal-Dialogforum, North East India Forum (NEIF), Ökumenisches Netz Zentralafrika, Ozeanien-Dialog, Sri Lanka Advocacy, Stiftung Asienhaus, Westpapua-Netzwerk, Watch Indonesia! e.V.
von
Uta Grunert
|

Indigene Völker der Terra Indígena Raposa Serra do Sol erstellen ihr erstes Konsultationsprotokoll
Das Konsultationsprotokoll soll nun sicherstellen, dass Vorhaben wie Infrastruktur, Elektrifizierung, Monokulturen und andere Projekte mit den Gemeinden vorab, frei und informiert abgesprochen werden müssen. Und es definiert alle Formen, wie eine wie auch immer geartete Kontaktaufnahme von Außen durch Dritte, sei es Politik, Behörden, Firmen, Institutionen, Organisationen oder Einzelpersonen, abzulaufen habe.
von
Christian.russau@fdcl.org
|