NOTA DE REPÚDIO À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO E À CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM

Durante um seminário organizado pelo Movimento Tapajós Vivo uma Aliança dos povos das bacias do Juruena, Tapajós e Teles Pires publicou uma nota em resposta à nomeação do Bolsonaro como cidadão honorário do Estado do Pará e da Cidade de Belém.
| by Aliança dos povos das bacias do Juruena, Tapajós e Teles Pires
NOTA DE REPÚDIO À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO E À CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM

NOTA DE REPÚDIO À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO E À CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM

A terra da Revolução Cabana e da luta pela independência do Brasil não merecia passar por tamanha vergonha. O título concedido pelas duas casas legislativas de Cidadão do Pará e Cidadão de Belém a Jair Bolsonaro mancha a nossa história, entristece nossa gente. Nas últimas eleições presidenciais o povo paraense repudiou o atual mandatário, concedendo ao seu oponente vitórias no primeiro e no segundo turno. O povo já sabia o mal que iria se instalar no país com um governo racista, preconceituoso, que tem ódio de pobre e que entrega o país e a Amazônia, em particular, aos países mais ricos e suas empresas.
O desemprego explode em nosso país, voltamos ao mapa da pobreza, a violência aumenta a cada dia estimulada, inclusive, pelo atual mandatário. Os indicadores sociais da Amazônia são terríveis e o atual governo não demonstra qualquer compromisso com o combate à pobreza e às desigualdades, assim como com a adoção de políticas governamentais que reduzam os desníveis entre as diferentes regiões do país. Pelo contrário, somente fala em vender, entregar, fechar, encerrar, acabar, prender. Os verbos preferidos dele e de seus apoiadores. Negros e negras, mulheres, indígenas, quilombolas, agroextrativistas, LGBTs e pobres das periferias urbanas passaram a ser considerados inimigos do Estado brasileiro e em nome disso o próprio presidente e suas bases políticas nos estados, como aqui no Pará, estimulam o terror contra esses segmentos.
A Amazônia e seus povos correm riscos ainda maiores com Jair Bolsonaro. Um homem que em toda a sua vida pública não fez nada sequer pelo seu estado natal, imagine à nossa região. Governo acossado por escândalos de corrupção, nepotismo e até mesmo de ter sido eleito por conta de uma gigantesca conspiração envolvendo setores do judiciário e da mídia corporativa, conforme recentes denúncias do jornal The Intercept. O que este senhor fez pela Amazônia no passado e no presente para merecer tamanha honraria?
Os/As parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara de Vereadores de Belém que conferiram honrarias a Jair Bolsonaro traíram o povo do Pará, o povo de Belém. O povo cabano deste estado sabe muito bem como tratar traidores. A história está aí para ser revisitada.
Nossas homenagens às pessoas que verdadeiramente lutaram pelo povo do Pará: Eduardo Angelim, Irmã Doroth, Cônego Batista Campos, Verequete, Família Canuto, Paulo Fonteles, João Batista, Benezinho, Brasília, Rejane Guimarães, Isa Cunha, Marga Rothe, Cacique Biboy Kabá Munduruku, Adenilson Krixi, Miguelzinho Xipaia, Jair Xipaia, Dema, Glenn Switkes e a tantos outros e a tantas outras que deram sua vida pela vida do nosso povo.
Nem uma gota de sangue a mais. Nem um palmo de terra a menos.
Fora Jair Bolsonaro!
Fora parlamentares traidores!
O povo cabano responderá a altura!


Aliança dos povos das bacias do Juruena, Tapajós e Teles Pires
Santarém (PA), 16 de junho de 2019.