Conferência de Primavera 2023: "Transição energética para quem? Potenciais e conflitos das energias renováveis no Brasil"

A Conferência de Primavera KoBra 2023 ocorrerá no final de março no Jugendherberge na cidade de Freiburg, em modalidade presencial. O evento será em alemão, com duas palestras em português. O Brasil já supre cerca de 80% de sua demanda de eletricidade com energias renováveis, e isto o coloca muito à frente da Alemanha. As condicoes geográficas do país oferecem enorme potencial para a produção de energia a partir de sol, vento e água. Entretanto, organizações da sociedade civil, ativistas e especialistas apontam cada vez mais para a problemática do "extrativismo verde". Têm sido comum que projetos de grande escala de empresas estatais e multinacionais acarretem em impactos sociais e danos ambientais significativos. É possível falar de sustentabilidade quando comunidades indígenas são expulsas de seus territórios? Quem realmente se beneficia com esses projetos, inclusive aqui na Europa? Ao mesmo tempo, é importante também acompanhar relatos de experiências positivas com alguns grupos locais.
Conferência de Primavera 2023: "Transição energética para quem? Potenciais e conflitos das energias renováveis no Brasil"
Xilografia de Pita Paiva. Uibaí - BA (instagram: pitapaiva20)
  • Conferência de Primavera 2023: "Transição energética para quem? Potenciais e conflitos das energias renováveis no Brasil"
  • 2023-03-24T16:45:00+01:00
  • 2023-03-26T13:00:00+02:00
  • A Conferência de Primavera KoBra 2023 ocorrerá no final de março no Jugendherberge na cidade de Freiburg, em modalidade presencial. O evento será em alemão, com duas palestras em português. O Brasil já supre cerca de 80% de sua demanda de eletricidade com energias renováveis, e isto o coloca muito à frente da Alemanha. As condicoes geográficas do país oferecem enorme potencial para a produção de energia a partir de sol, vento e água. Entretanto, organizações da sociedade civil, ativistas e especialistas apontam cada vez mais para a problemática do "extrativismo verde". Têm sido comum que projetos de grande escala de empresas estatais e multinacionais acarretem em impactos sociais e danos ambientais significativos. É possível falar de sustentabilidade quando comunidades indígenas são expulsas de seus territórios? Quem realmente se beneficia com esses projetos, inclusive aqui na Europa? Ao mesmo tempo, é importante também acompanhar relatos de experiências positivas com alguns grupos locais.
  • Quando 24/03/2023 16h45 até 26/03/2023 13h00 (Europe/Berlin / UTC100)
  • Onde JH Freiburg International
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Com alegria convidamos que participem e divulguem a

Conferência de Primavera KoBra 2023: Transição energética para quem? Potenciais e conflitos das Energias Renováveis no Brasil (KoBra Frühjahrstatung 2023: „Energiewende für wen? Potential und Konflikte bei erneuerbaren Energien in Brasilien“).

Flyer do evento (em alemão)

Inscrições até 12.03.2023

Programação

Sexta, 24/03

19h30-21h00 (GMT+1)

"Energia limpa, métodos sujos" - A Expansão da Energia Eólica e da Energia Solar no Nordeste do Brasil (em alemão)

Palestrante: Michael Klingler, BOKU Viena

Sábado, 25/03

09h30-11h30 (GMT+1)

Assembléia Geral da KoBra e.V. (em alemão)

13h30-15h00 (GMT+1)

Energia comunitária como possível solução para os problemas de energia elétrica nas favelas do Rio de Janeiro (em português)

Palestrante: Mariana Cascardo Michael, Arquiteta, Hamburgo

16h00-17h30 (GMT+1)

Esta palestra será aberta, com entrada permitida mediante doação no local, sem necessidade de inscrição prévia.

Comunidades indígenas e a chamada "economia verde": para uma transição energética justa (em português)

Palestrante: Edson Krenak, Cultural Survival

Domingo, 26/03

09h30-11h30 (GMT+1)

Trocas: Reflexão sobre o Retiro KoBra - KoBra como uma "Agência de Habilitação"? Visões (decoloniais) de trabalho solidário atualmente

Vídeo sobre o evento (em alemão)

Esperamos vocês!


Acessibilidade:
    Acesso contínuo, também na sala de jantar
    Elevador (largura da porta: 90 cm)
    Largura de passagem das portas das salas mín. 80 cm
    Largura de passagem nos corredores 150 cm
    Largura de passagem dos banheiros mín. 80 cm
Se você precisar de uma sala acessível para cadeiras de rodas, por favor nos avise o mais rápido possível para que possamos verificar a disponibilidade. Se você tiver qualquer outra dúvida ou precisar de apoio em relação à acessibilidade na Conferência, escreva-nos assim que possível (info[at]kooperation-brasilien.org).