[pt] Ocupação se organiza em defesa da Mata Atlântica no Rio de Janeiro

Os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro estão se aproximando e junto com eles diversas violações relacionas às obras para a construção dos equipamentos esportivos. O nosso convidado, Marcello Mello, do movimento Ocupa Golfe, trouxe para o +1café a questão ambiental e jurídica que envolve a construção do campo de golfe numa área de Reserva do antigo Parque Natural Municipal de Marapendi, na Barra da Tijuca.
| by praktikum@kooperation-brasilien.org
[pt] Ocupação se organiza em defesa da Mata Atlântica no Rio de Janeiro

A forte corrupção e o clima de tensão marcam a preparação dos Jogos Olímpicos. A história da Ocupa Golfe traz à tona os bastidores das relações obscuras estabelecidas entre a Prefeitura do Rio e empreiteiras durante os megaeventos esportivos e mostra que por trás da beleza das instalações olímpicas existe muita especulação imobiliária.

Neste programa também conversamos sobre o momento de instabilidade política vivido no Brasil e as duas manifestações que ocorrem neste final de semana. Nesta sexta-feira (13) o ato ocorre em diversas capitais em defesa do governo e da organização da produção petroleira pelo Estado. Dois dias depois, manifestantes, que simpatizam mais com a política direitista, vão às ruas para pedir o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Aproveitamos o tema desta edição para contar aos nossos ouvintes a história de ocupação da Radio Dreyeckland e da rede de ex-ocupas que organizam hoje o chamado Mietshäusersyndikats.

 

Links: